GN, GNV e Biometano: As siglas do futuro!
Você sabe o que elas são e quais seus benefícios para o Meio Ambiente?
A sustentabilidade entrou em alta na pandemia para não sair mais. E o GN, GNV e Biometano fazem parte dessa corrente do bem e de descarbonização da Terra.
Mas, afinal o que significa cada uma dessas siglas? Essa é uma indagação que ainda confunde algumas pessoas. Então, vamos lá desmistificar esses astros da sustentabilidade no Planeta.
GN: O Gás Natural (GN) é um combustível fóssil encontrado na natureza. Ele é formado a partir da degradação da matéria orgânica ao longo do tempo, sendo composto por hidrocarbonetos leves.
GNV: O Gás Natural Veicular vulgo (GNV) como é conhecido de Norte a Sul do país. É um combustível produzido à base de Gás Natural e específico para abastecer veículos, na sua composição ainda são empregados hidrocarbonetos leves, principalmente de metano e etano.
Biometano: O Biometano é um combustível renovável derivado do biogás. Ele é produzido por meio da purificação, ou seja, eliminação do alto teor de carbono composto no gás proveniente da reciclagem de resíduos orgânicos agrícolas, industriais ou de aterros sanitários.
É um biocombustível novo no mercado com propriedades semelhantes ao GNV, por isso, para quem já utiliza GNV, por exemplo, não será preciso fazer novos investimentos. O condutor poderá abastecer com Biometano normalmente, assim, que ele estiver disponível nos postos do seu Estado.
Agora que você já sabe o que cada uma das siglas representa, deve estar se perguntando quais os benefícios efetivos para o Meio Ambiente, de utilizar cada uma delas?
Gás Natural: Ele é considerado o combustível fóssil mais limpo por sua queima emitir menos poluentes que outros combustíveis líquidos.
Gás Natural Veicular: Ele é considerado uma alternativa para reduzir a dependência mundial pelo do Petróleo, no setor de transportes. A sua utilização diminui 65% das emissões de gases poluentes na atmosfera, comparando com a gasolina. Portanto, o GNV contribuindo para o retardamento do efeito estufa.
Biometano: É um biocombustível que emite zero poluentes, por esse motivo é apontado como uma solução para o Descarbonização da Terra.
Esperamos ter respondidas as suas principais dúvidas sobre essas siglas do futuro e a relação efetiva delas com a sustentabilidade ambiental.
Se você tiver outra dúvida é só comentar que produziremos outro texto com esclarecimentos. E se gosta de acompanhar as novidades do setor é só continuar nos seguindo, todos os meses trazer notícias, dicas e muitas informações para os nossos leitores.