O Etanol também popularmente conhecido no Brasil como Álcool é uma substância orgânica que vêm do açúcar. Já o GNV é uma substância orgânica encontrada na natureza que vem das rochas porosas.
Os dois combustíveis são utilizados para driblar as altas no preço da gasolina. Principalmente por quem já possuí um veículo flex.
Agora para quem vai adquirir um veículo fica a dúvida: Qual é a alternativa mais vantajosa para investir!?
Etanol x GNV:
O Etanol tem um rendimento menor no tanque do carro, o que pode demandar abastecimentos com mais frequência. Além disso, a sua capacidade de combustão é menor em temperaturas abaixo de 13ºC, não sendo indicado para regiões frias.
Hoje o seu valor nos postos Brasil a fora está mais barato que o GNV. Mas, se avaliarmos a eficiência do combustível o GNV é a opção mais vantajosa para o seu veículo.
Vantagens:
O GNV tem um maior rendimento, de acordo com os cálculos de especialistas ele rende 30% a mais que os combustíveis tradicionais.
Para um motorista que vai adquirir o seu primeiro veículo é importante também avaliar os valores com a manutenção e gastos que terá a curto, médio e longo prazo.
Alguns Estados disponibilizam desconto no valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), para quem utiliza o GNV. Como é o caso do Rio de Janeiro, a taxa de 4% sobre o valor do veículo, cai para 1,5%. Um valor que deve ser levado em conta na hora da escolha.
E para quem já tem um veículo na garagem é importante saber que é possível fazer a migração de matriz energética. Os veículos que passam pela adaptação para o sistema GNV têm um retorno do investimento em um prazo médio de 4 meses.
Quer investir nessa corrente do bem? Procure uma empresa de confiança que faça a instalação do seu kit GNV conforme as normas do INMETRO.