Você já se perguntou: Quais são os principais motivos para ocorrerem acidentes com Gás Natural Veicular (GNV)? Continue lendo essa matéria que hoje estamos cheios de alertas de segurança para você que pretende investir no combustível do futuro.
Você já deve ter lido ou assistido uma matéria que falava que um condutor foi abastecer o seu carro utilizando GNV e o veículo explodiu. Essa é uma das principais dúvidas das pessoas: Porque esses acidentes ocorrem? E também é um dos principais medos de quem pretende investir no GNV.
Hoje listamos os principais motivos que ocasionam acidentes, imprudência e ganância estão intimamente ligadas a todos eles e evitá-los pode salvar muitas vidas:
Kits Clandestinos:
Ao instalar um kit clandestino as pessoas esperam economizar, mas, na verdade elas estão prestes a sofrer um acidente grave.
A característica mais nociva dos kits clandestinos é que eles são mal instalados, pois não obedecem às normas técnicas. As válvulas não homologadas dão defeito e o uso de botijões de GLP ou de gás freon causam acidentes com GNV em todo o país.
Esses itens adulterados não resistem à pressão fixada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e acabam explodindo.
E as vítimas nesses casos não são apenas os motoristas “espertinhos”, mas também, os frentistas, outros condutores e quem estiver passando por perto.
Pressão Excedente:
Alguns postos de combustíveis oferecem pressão superior ao permitido por lei como uma “vantagem”, na hora de abastecer com GNV. Atitude que engana consumidores desinformados ou desatentos. Uma propaganda enganosa que pode custar muitas vidas, por conta da ganância.
A ANP estipulou que a pressão deve ser de 220 kgf/cm² (equivalente a 215,7 bar ou 21,5 MPa ou 3129,14 PSI), se for menor ou maior, você como cliente estará sendo lesado e, além disso, pode ser vítima de um acidente fatal.
Para você entender melhor, os kits licenciados são projetados para resistir com segurança à uma pressão de até 200 bar. Ao abastecer com uma pressão mais elevada, além de afetar a vida útil do seu kit e desgastar os componentes do seu veículo, você pode fazer com que o bico do dispenser arrebente e, ou também danifique a válvula, ocasionando os acidentes.
No caso de pessoas que instalam kits clandestinos o acidente pode ser pior ainda, visto que eles não têm certificação, não seguem os padrões e acabam não aguentando a pressão estipulada pela ANP.
Se o posto de combustíveis não informar de forma clara a pressão do GVN ou anunciar pressão inadequada é melhor não abastecer e procurar um local que trabalhe com responsabilidade, segurança e obedeça às normas técnicas.
Falta de Manutenção:
A falta de manutenção no veículo e no kit GNV são falhas humanas, gravíssimas, que geram muitos acidentes.
As revisões periódicas e a manutenção do kit e dos cilindros devem ser realizadas apenas em empresas instaladoras credenciadas pelo Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
É indicado como medida de segurança, que a cada 5 anos, o consumidor faça a requalificação (reteste) dos cilindros de alta pressão para garantir que tudo esteja em ordem.
A manutenção no veículo deve ser constante, em qualquer sinal de falha a assistência técnica deve ser procurada. A revisão regular do veículo deve ocorrer todo ano, evitando desgastes nas peças e panes que possam afetar o desempenho do seu kit.
A legislação federal determina a inspeção veicular anual, inicial e periódica obrigatória para a renovação do Certificado de Segurança Veicular (CSV). A inspeção tem o objetivo de verificar fixação do suporte, se o cilindro está dentro da validade e se tem alguma avaria que possa causar acidentes.
Após a avaliação, o proprietário recebe o selo de inspeção, que comprova que o kit GNV, naquele momento, não apresenta vazamentos e que todos os componentes estão dentro das normas de instalação e segurança previstas.
Agora que você conhece os principais motivos que causam acidentes com GNV, esperamos que você se sinta mais preparado para fazer a conversão do seu veículo e investir no combustível do futuro de maneira correta e com toda a segurança necessária.