Começa o ano e os boletos vem com tudo: Escola das crianças, IPTU, IPVA e por aí vai.
São tantas despesas que conseguir um desconto nesta época é uma proeza que aquece o nosso coração. Com o GNV na sua vida você consegue uma redução expressiva no valor do seu IPVA. Você quer saber se o seu Estado disponibiliza esse desconto? Continue lendo essa matéria.
IPVA:
Vamos começar com o básico, IPVA é a sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. É uma cobrança anual realizada pelos Estados e Distrito Federal aos proprietários de veículos.
A Secretaria Estadual da Fazenda divulga anualmente os valores dos veículos e a porcentagem das alíquotas do imposto, que variam de acordo com o tipo de veículo ou combustível utilizado. Cada Estado fica responsável por definir o valor da alíquota que será cobrada dos condutores. A tributação é baseada nos dados da Tabela Fipe, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
Valor da Alíquota por Estado:
Como os recursos do seu IPVA são utilizados?
Após a arrecadação o valor do Imposto é dividido entre diferentes esferas:
Outras formas de obter Isenção de IPVA:
Existem alguns veículos que é possível pedir a isenção do IPVA por condições especiais prevista na Lei:
Já para veículos antigos cada Estado define uma data:
Sustentabilidade:
Optando pelo GNV você consegue economizar o seu orçamento pessoal, empresarial e os recursos naturais ao mesmo tempo.
Investir em combustíveis alternativos representa a evolução do pensamento consciente no setor de transportes, traz mais sustentabilidade para o nosso dia a dia e ajuda a preservar o futuro do Planeta.
Atualmente 19 Estados brasileiros disponibilizam o GNV para a população, destes, apenas 5 trabalham com descontos no IPVA para condutores que utilizam o combustível.
Esperamos que em breve outras unidades federativas consigam fazer parte dessa corrente do bem, investir em combustíveis mais sustentáveis e conceder descontos para quem mantém os veículos regularizados com GNV conforme as normas do Detran.