Ativos que normalmente iriam para o lixo, agora se tornaram preciosos na produção de Energia, gás e mais sustentabilidade para o País. É assim que apresentamos o Biometano.
A utilização do BioGás e do Biometano é amparada pela Lei nº 14134/2021 (Nova Lei do Gás) e no Decreto nº 10.712/2021, estabelecendo que qualquer gás que não se enquadrar na definição de gás natural da lei tenha tratamento equivalente, desde que aderente às especificações estabelecidas pela ANP, caso do Biometano.
Hoje é um dos principais ativos no processo de descarbonização do Planeta. Além disso é produzido através de aproveitamento de materiais já existentes na natureza.
O Biometano entra no cenário nacional como uma alternativa mais limpa para facilitar essa transição de matriz.
Evolução da Matriz Energética:
A transição da Matriz Energética é um tema discutido em todo o mundo e exige investimentos para se tornar uma realidade permanente em nossas vidas.
No Brasil, a substituição de combustíveis fósseis por alternativas de baixa ou zero emissões de carbono já é uma realidade em vários Estados.
Alguns começaram de forma tímida, outros já concedem, inclusive, incentivos expressivos para os usuários que tem optado pela sustentabilidade.
De acordo, com levantamento produzido pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) e pela Associação Brasileira do Biogás (Abiogás), a expectativa para o setor é que a produção nacional de Biometano atinja os 2,2 milhões de m³/dia até 2027.
Desse total, 1,3 milhão m³/dia deve vir do biogás produzido no setor de saneamento (como aterros sanitários). O segmento sucroenergético, por sua vez, deve responder por 700 mil m³/dia e o segmento agroindustrial por mais 200 mil m³/dia.
Sustentabilidade:
O Biometano é considerado o combustível mais sustentável. Agora você sabe por quê?
Enquanto combustível é um dos mais parecidos com Gás Natural. Eles têm as mesmas funções e propriedades. Contudo, o Biometano tem maior eficiência ambiental.
Em termos comparativos, enquanto o gás natural veicular emite mais de 80 gramas de CO2 equivalente por megajoule (gCO2eq/MJ). Já o Biometano, tem emissão negativa de algo em torno de – 20 gCO2eq/MJ, segundo relato da ABiogás.
Essa emissão negativa significa que ele é um combustível limpo que não contribui para o efeito estufa.
Aqui na PietroTec somos especialistas em soluções para Gás Natural e Biocombustíveis. Você quer oferecer opções mais sustentáveis no seu posto de combustíveis? Entre em contato com a nossa equipe.
#Pietrotec #GásNatural #GNV #lojadeconveniencia #postodecombustivel #biometano #rendimento #matrizenergetica #sustentabilidade #efeitoestufa #descarbonização #ESG